Os tipos de dano constituem uma mecânica crucial no sistema de combate, dividindo-se em dois amplos grupos: Físico e Elemental. O tipo de dano sofre a influência de diversos fatores, tais como equipamento, habilidades e buffs temporários. Tanto jogadores quanto inimigos podem infligir efeitos de status anormais, os quais têm o potencial de causar ou modificar danos. Neste tópico, exploraremos detalhadamente os efeitos de status.
Efeitos de Status
Os efeitos de status representam uma forma de penalização que se manifesta após ataques específicos, sendo a ocorrência de tais efeitos determinada por uma porcentagem vinculada às propriedades do ataque. A várias maneiras de conseguir infligir efeito de status, como magias, armas com propriedades, itens, ou armas infundadas com pedras.
Lembrando que, certos inimigos possuiem apenas imunidades a esses efeitos, fazendo que não possa infligir efeito de status no mesmo.
Técnicas projetadas para ferir e exsanguinar, como aquelas provenientes de espadas cortantes, magias ou da infusão de uma arma com a pedra de sangue, podem causar Sangramento. Quando afligida por Sangramento, a vítima sofre dano instantâneo correspondente a 20% de seu HP máximo, com uma chance de ativação de 10%.
Agentes destinados a reduzir gradualmente a vida dos inimigos têm a capacidade de infligir o efeito de Veneno através de ataques ou itens. A vítima, ao ser afetada pelo Veneno, sofre dano ao longo do tempo, com uma taxa de 3% por cena durante 10 cenas, e uma chance de ativação de 20%. O acúmulo ou o próprio efeito de Veneno podem ser dissipados mediante o consumo de pílulas neutralizantes ou outros itens apropriados.
Patógenos concebidos para desintegrar o próprio ser dos inimigos e consumir sua carne podem infligir a Podridão Escarlate. Quando a vítima é afligida por esta condição, sofre danos consideráveis ao longo do tempo, totalizando 8% por rodada durante 6 rodadas, com uma chance de ativação de 5%.
Técnicas de Frio e Congelamento possuem a capacidade de infligir o Congelamento. Quando a vítima é afetada, sofre 5% de dano no HP, além de uma penalidade que reduz uma ação de todas as fontes, denominada lentidão. Esta condição tem uma duração de 3 cenas, podendo ser curada prematuramente ao receber dano de fogo. A chance de ativação é de 10%.
Agentes tranquilizantes provenientes de Sr. Trina e seus lírios podem causar sonolência, forçando os alvos a adormecerem. Quando a vítima é afligida por Sono, fica nocauteada por 2 rodadas. Qualquer ataque com efeitos soníferos tem uma chance de ativação de 5%.
Uma doença mental contagiosa proveniente dos Três Dedos e da ideia do caos pode infligir Loucura. Quando a vítima é atingida por esta condição, fica brevemente adormecida por exatamente 1 rodada e sofre dano imediato equivalente a 50% do HP máximo, com uma chance de ativação de 5%.
A influência corrompida extraída da ideia do caos pode infligir Maldição. Quando a vítima é tomada por esta condição, pináculos de pura morte crescem rapidamente de seu corpo, resultando em sua morte imediata. A chance de ativação é de 1%.
Este efeito de status se manifesta quando ataques de paralisia são bem-sucedidos. O aflito torna-se incapaz de se mover, e o efeito desaparece automaticamente após um único acerto, com uma chance de ativação de 15%.